segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SUCESSO NA II CONCULT- JP




Conferência de Cultura de João Pessoa reúne 400 participantes na Estação Ciência




Aconteceu nesta quita, sexta e sábado 15,16 e 17 de outubro, na Capital, a II Conferência Municipal de Cultura de João Pessoa (Concult-JP). A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite de quinta-feira (15) no auditório da Estação Cabo Branco –
Ciência, Cultura e Arte e contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho. participaram da conferência cerca de 400 inscritos, entre artistas, produtores e ativistas culturais, representantes de entidades e organizações não governamentais.

Durante saudação de abertura, o prefeito Ricardo Coutinho mostrou algumas das iniciativas que a gestão municipal tem feito na área cultural.

“Nesses últimos quatro anos e nove meses aumentamos em onze vezes o orçamento da Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa), e isso é um sinal claro de prioridade que estamos estabelecendo para a cultura na cidade”, Falou o Prefeito de João Pessoa.




O Prefeito ainda citou: “Pretendemos criar o Centro de Ensino de Artes e a Biblioteca Municipal nas instalações do antigo Conventinho, e, possivelmente, a partir de janeiro, começar a colocar as estações de leitura dentro das praças, para fazer com que as pessoas leiam mais".


Chico, quebra o protocolo e como esta em casa, fica a vontade para falar, junto ao representante do Ministério, para até mesmo rebater críticas de uma das pessoas que o acusou de ser um diretor ausente, o que foi rebatido e contestado até mesmo por Fred Maia que salientou:

"As viagens de Chico são fundamentais para a cultura nacional, e não somente para a Paraíba, o Ministério da Cultura necessita de Chico e ele tem contribuido e muito para mostrar a importancia deste tema para o desenvolvimento socio econônico do nosso país, e também esteve conosco no lançamento do Vale Cultura que foi sancionado e vai dar R$ 50,00 para o trabalhador poder gastar com eventos e atividades culturais o que é um avanço neste setor e na formação da consciencia coletiva para o desenvolvimento da cultura nacional". Salientou Fred Maia.

Chico também recebe o apoio de Fernanda que falou sobre a atuação de Chico na cultura local.

O presidente da II Concult-JP e diretor executivo da Funjope, Chico César, falou sobre a importância da realização da conferência na Capital:
“É muito bom saber que há tanta gente querendo discutir cultura, e as pessoas que fazem cultura em João Pessoa estão se mostrando.

Isso é importante porque será a partir da conferência que também estaremos formulando o plano municipal de cultura da cidade” resaltou.




A abertura oficial da conferência contou também com a presença do representante do Ministério da Cultura (MinC), Fred Maia, ministrante da conferência:
“A realização de conferências como essa é uma maneira para que a sociedade, artistas, gestores e empresários possam pensar e compreender a importância de se discutir, planejar políticas públicas de cultura no âmbito local, de colocar em debate a importância da cultura para a vida das cidades”.
Falou também que naquele momento, praticamente todo o Brasil estava mobilizado discutindo sobre Cultura e a sua importancia para o desenvolvimento social e econômico, mostrando as cidades que naquele momento estavam realizando simultâneamente a sua Conferencia de Cultura, como mostra o Mapa do Ministério no Blog.


NÚMERO DE INSCRITOS SUPERA
TODAS AS ESPECTATIVAS DA COORDENAÇÃO


Ricardo, Chico e Lu Maia, todos descontraídos e felizes com o evento que foi um sucesso total em todos os sentidos e mesmo com opiniões em contrário, o que também faz parte de uma democracia ampla e verdadeira.

A coordenadora da comissão executiva da Concult-JP, explica: “O grande número de inscritos superou as expectativas da organização. E isso precisa ser festejado. Podemos dizer que esse é um momento histórico e democrático, de podermos estar juntos para construir propostas de políticas públicas culturais para a cidade”, disse Lu Maia.

A primeira noite do evento teve a exibição do documentário ‘Ano Sérgio Castro Pinto’, dirigido pelos jornalistas Gilson Renato e Dina Melo, e produzido pela TV Cidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os participantes também puderam assistir a um vídeo de registro do momento de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Iphan ao prefeito Ricardo Coutinho, na última quarta-feira (14), em Brasília.
Ainda participaram da solenidade o presidente da Comissão Deliberativa do Fundo Municipal de Cultura, Milton Dornelas, secretários e secretárias da gestão municipal, representantes da Câmara de João Pessoa, da Assembléia Legislativa, Energisa, Funesc, Sebrae e sociedade civil.

Representantes do Movimento do Espírito Liláz.

Modelos, Artistas da musica e do Teatro - Márcia Dutra (modêlo artístico), Pedro Osmar (um dinosauro da arte paraibana), Fernando Teixera (teatrólogo).

Representante do Movimento Naturista ao lado da modêlo Márcia Dutra.


No sábado (17), pela a tarde houve uma plenária final com apresentação e aprovação das propostas consolidadas pelos grupos de trabalho. Ainda a tarde, houve o referendo da delegação que irá participar da 2ª Conferência Estadual de Cultura.

Entre tapas e beijos foram eleitos os delegados dos GT’s que vão participar de Conferencia Estadual de Cultura.

Houve também algumas moções que foram lançadas para assinatura e aprovação da plenária, sendo todas aprovadas.

As moções tinham propósitos diferentes sendo de aplauso para propostas de melhoramento de aparelhos e espaços para cultura proposta pelo Sec de Turismo do Município Elzário Pereira Júnior.
Segunda de apoio, ao Grupo de Musica Clássica Contemporânea da UEPB, apresentada por Márcílio Onófre que de forma emocionada defendeu as necessidades de um segmento que produz musica clássica de qualidade internacional e não tem o apoio devido para apresentações locais. Sua moção foi aprovada e teve muito mais que o necessário que era 25% da plenária.

Marcílio Onofre - musico



Vejam o Vídeo do Grupo

Outra apresentada por Lu Maia, de Repúdio a matéria de Abelardo Jurema, sobre o monumento em homenagem ao Paraibano Ariano Suassuna, que políticas familiares à parte, é um nome que merece destaque sim, por sua obra e sua forte contribuição para a cultura nacional, independente de gostar de ser paraibano, ou não (caso isso seja realmente verdade).



O Artista Fred William apresentando suas propostas no GT: Cultura e Economia Criativa.

Outra moção, e esta feita pelo artista multumídia Fred William, aprovada por unanimidade, é de que a Estação Cabo Branco, venha a ser palco para o: Encontro para a Nova Consciência Artística e Cultural, onde uma vez por ano, se possa reunir todo o segmento produtivo da arte e da cultura de João Pessoa com palestras, fóruns para discussão dos diferentes segmentos (tais como aconteceu na conferencia, reforçando a consciencia e informando das novas propostas que possam beneficiar a todos).
Exposições de artes e livros, apresentações de todos os tipos de propostas artísticas contemporâneas, feira de arte e artesanato, entre outras manifestações, pensando em atrair o público local, estadual e o turismo como um todo, sendo pensamento do artista que:
“Este encontro possa entrar para o calendário anual de eventos turísticos do município, promovendo a nossa capital, os nossos artistas, nossa cultura e a Estação Cabo Branco, ainda mais, para todo o Brasil e o mundo”.
Resaltou o Artista e Editor da Revista Eletrônica Cabedelo Notícias.

Márcia Dutra (Modêlo Artístico) e Fernando Abaht (teatrólogo e Diretor da Estação Ciência)

Ao tomar conhecimento da moção apresentada pelo Artista, o Diretor da Estação Cabo Branco, Fernando Abaht, mostrou-se muito feliz e satisfeito com a possibilidade da Estação poder apresentar ao mundo, um encontro desta envergadura, que comentou ser da maior importancia como vitrine cultural e artística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário