sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ENCERRAMENTO DA ESTAÇÃO NORDESTE




ESTAÇÃO NORDESTE NO PONTO DE CEM REIS
ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO

CAIANA DOS CRIOULOS - ADEILDO VIEIRA
RAY LENA - CHICO CÉSAR - PASMEM: MESTRE GIL




Impossível de discrever com palavras, pois estas inexistem e são Poucos os Adjetivos e Pobres os Idiomas para transcreve-las.

Só quem viveu o momento de puríssima Magia Transcendental e sentiu na própria pele poderá passar um pedacinho mínimo do tudo que foi o encontro dos Iluminados Ray Lena, e os Anjos Perfeitos que o acompanham no Baixo (Etienne Mbappe) e na Bateria (Francis Lassus - Frances), com Chico César e o Inesperável Gilberto Gil, n
o Ponto de Cem Réis para os simples mortais, que nunca poderam imaginar ver, viver e ouvir tamanha magia musical, em sintonia com todo o Universo.



Toda a África e os mestres ancestrais de todas as tribos do universo pairavam no ar naquele momento indescritível, para amparar o que ali, ninguém estava acreditando que acontecia.

Um momento que já esta na história de nossa capital como único e perfeito, pois foi a pura obra do acaso que traçou os caminhos para este acontecimento.

A noite já começou perfeita com a roda de ciranda Caiana dos Crioulos, que preparou o astral para os grandes mestres acessar todos os corações com a mais pura energia e a transparência de um cristal.



Depois em um momento, não menos iluminado, e abrindo mão de estar recebendo um prêmio na Bahia que ganhou em concurso nacional de Rádio, Adeildo Vieira mostrou que não esta para brincadeira, com um repertório autoral novo, e fazendo pulsar os corações com cações consagradas como Amorério, onde todos fizeram questão de acompanhar em alto e bom som de suas próprias vozes.




Daí, chega o momento em que muitos dos presentes não estavam preparados, o que foi muito bom, pois estar preparado não causa a satisfação, quando um instante de Pura Magia acontece, e assim foi, todos pasmaram com o som de um verdadeiro mestre, uma fonte da mais cristalina água, em que acredito, todos os melhores Artistas da música mundial bebem sem moderação até poder se embriagar com a harmonia completa de um verdadeiro Deus da Musica, que atinge a frequencia cardíaca, e quem atinge essa frequencia pulsante, alcança a excencia da vida.




Enquanto tento inutilmente descrever o que todos sentiram no teclado frio do meu computador, meu corpo transborda em lágrimas e eu próprio soluço, nunca de tristeza, mas da mais pura emoção em poder ter desfrutado em vida de algo assim indescritível.

O próprio Ray Lema abismado, atordoado perguntou em um momento de puro êxtase da platéia que gritava alucinada:

“Gil o que esta acontecendo Aqui!?!



Humildemente o Mestre Gil responde: "todos aqui sentem e sabem que esta acontecendo aqui!"

A grandeza do momento que todos estavam presenciando.

E como Eles (Os Artistas Gil, Ray e Chico), podiam sentir a vibração que pairava no Ar, o Público podia sentir as carícias musicais que estavam recebendo, da forma mais nobre que se pode dar um carinho: De Graça.


Isso é promover Cultura de qualidade, isso é o verdadeiro papel de um gestor Público, que tem o compromisso com os ideais verdadeiramente nobres da sociedade.
É dessa forma, abrindo precedentes, e ousando que se cativa o que de mais puro existe em nós, ou seja nossas mais verdadeiras emoções.
E a resposta de quem se sente acarinhado, não pode ser outra, pois toda Ação causa uma Reação igual e em sentido contrário, isso é fisica, isso é ciência pura.

Quem planta chuva colhe tempestade, quem planta flores colhe o mais puro perfume.

Como viver o momento que vivemos é algo impossível pesquisamos um pouco na internet para poder mostrar a habilidade dos mestres que acima falamos com alguns vídeos

deleitem-se...








PARA VER E SABER MAIS SOBRE RAY LEMA - CLIQUE AQUI

HIPER REALISMO NA ESTAÇÃO CABO BRANCO

O HIPER REALISMO DE CARLOS DJALMA

Percursos - este é o tema do Artísta Paraíbano Carlos Djalma para sua exposição que deve percorrer o mundo pela delicadeza e hiper realismo de seu traço harmonico e totalmente sensível ao que o rodeia.

Os personagens que aparecem nas cenas retratadas em suas pinturas só perdem em ealismo para a vegetação que impressiona e nos remete a vivenciar o momento em que aquilo aconteceu esperando, como em um filme o próximo movimento.

Tais obras praticanmente estavam distantes dos nossos olhos, que sem querer desmerecer os artistas plásticos que produzem a chamada Arte Moderna, que para mim nada mais é do que coisa nenhuma, pintadas mais para agradar pelas cores jogadas a esmo em uma tela, o trabalho refinado e perfeccionista desse Artista em grau maior é algo semelhante ao que só podia ser encontrado na arte impressionista e renascentista de séculos atrás, onde a realidade era passada pelos artistas como recurso de se mostrar fatos e fantasias.

Dependendo da distancia em que vemos suas obras é praticamente impossível distinguir entre o que é fotografia ou pinura.


Saltando de cenas diurnas ele também estrapola em retratos da noite em luses, reflexos, e carros em movimento são vistos com uma ótica fantástica.


Cenas que para muitas pessoas passam como simples e comuns, ganham uma dimensão artística que nos faz imaginar e depois o que virá!


Um restaurante, um bar em um momento comum em que os seus empregados preparam o ambinte para receber seus clientes é tema dessa tela que pensaria em fazer dessa passagem tão corriqueira em uma obra de arte tão refinada em detalhes!


E em meio a todo o vislumbre uma cena me passou e não pude resistir, bem ali eu me teletransportei ao universo criativo do artista e vi que o real e o imaginário podem ser vistos como universos paralelos verdadeiros e palpáveis, assim aí esta a obra de arte e uma obra divina dentro de um só contexto o que é real e o que é imaginário só quem vê poderá responder.

Matéria: Fred William - Exclusivo: Cabedelo Notícias

sábado, 16 de janeiro de 2010

SHOW DE DIDA FIALHO


TOCANDO CAMPANHINHA

DIDA FIALHO IN CONCERT

Dida Fialho e a Modêlo Artístico Márcia Dutra no final do Show.


DIDA FIALHO
Trinta e um janeiros com a musica

O Grande Dida Fialho esteve pleno em seu Show na ultima quinta feira no Clube Cabo Branco onde atraiu um considerável público para o lançamento de seu mais novo Cd.


Como sempre cantando e tocando com o mais puro sentimento e vivendo o que canta, Dida encanta com a sua presença simples, porém de personalidade marcante e sincera.
Dessa vez o Mestre levou os seus alunos, carinhosamente chamados de "Os Novos", fizeram marcar sua presença com domínio de seus instrumentos e de suas vozes.


Lá, no Clube, prestigiando estavam muitos Artistas e amigos de toda uma vida, tais como Sérgio Túlio, Fred William e suas amigas, parceiras em algumas de suas canções

Deu muitos autógrafos e comemorou os seus cinquenta e três aninhos de vida com as pessoas que lhe amam e lhe respeitam como o Artista que é.
Parabens Mestre Dida.

Algumas de suas amigas de toda uma vida fizeram também uma participação em algumas de suas composições - na foto: Anay Claro e esteve também: Diana Miranda.
*****

SÉRGIO & CIA.


MEMÓRIA CULTURAL



BREVE HISTORICO: SÉRGIO TÚLIO

Cantor, poeta e compositor conhecido nos meios artísticos devido a sua atuação na MPB , realizou Shows em todo Brasil, participou de vários Projetos de importância nacional, destacando o Projeto Pixinguinha e o Pixingão da Funarte, Foi convidado pelo Jornalista Gilvan de Brito e pelo cantor e compositor Livardo Alves para participar do LP "Musica da Paraíba Hoje" com a sua musica "Brasil Caboclo" disco gravado em 1982, onde reuniu compositores e músicos paraibanos em um álbum duplo, gravou o Disco "Folguedo dos Quilombos" em 1979 (pesquisa Afro brasileira), o LP "Sérgio Túlio em Edições Especiais", com músicas regionais (1989) , gravou um CD que leva no título o seu nome em 1997, chegando a ser apreciado pelo comitê seletivo do Prêmio Sharp de 1998, Lançou em junho deste ano (2009) um CD intitulado "Terraço" é um trabalho marcado pela pluralidade dos ritmos, o produtor musical foi Betinho Muniz, que também trabalhou como músico nas gravações. Participou de gravações em vários programas de televisão: Programa “Metrópoles” da TV Cultura de São Paulo, Programa “Arrumação” da TV Alterosa - SBT de Minas, Programa “Agenda” da TV Cultura de Minas, , Programas da TV Cultura, SBT, Bandeirantes e de alguns programas Som Brasil da TV Globo. Tem música em parceria com o poeta cearense Patativa do Assaré e o repentista Oliveira de Panelas. É o autor da ONG e do Projeto Malagueta, que trabalha visando divulgar o acervo histórico, turístico e cultural da Paraíba, escreveu o Livro de poesias "Antagonismo Cotidiano " em parceria com Marcos Rodrigues, onde foi exposto na 5a. Bienal Internacional do Livro no Ibiapuera em São Paulo-SP.


Sergio túlio e sua eterna companheira Katia Cavalcante

Na foto: Prof. Bira - Poeta Saulo Mendonça - Sergio.

Sentado por traz: Poeta Maroco Di Aurélio - Sergio - Mestre Vital Farias - Paula francinete.

Memória Cultural - Grupo Malaqueta

Por traz: Oliveira de Panelas (novinho) - Cátia de França - Euclides - Dida - Pedro Osmar - Sergio.

Abertura do Show no Teatro Santa Rosa.

Entrada de Oliveira de Panelas

Sérgio e Patativa do Assaré.

vejam também:

www.myspace.com/sergiotulio33

****

PAULO RÓ

Um dos ícones culturais em nosso Estado, Paulo Ró se destaca por sua participação marcante em praticamente todos os principais movimentos culturais de resistencia.

Membro Fundador do Jaguariba Carne que teve seu início no tradicional bairro de jaguaribe, teve sua sede/escola no ciclo operário e ali se destacaram alguns dos grandes nomes das artes, tais como o percucionista Firmino, um instrumentista que figura no cenário nacional e mundial praticamente esquecido dos paraibanos...



Chico César que alí tambem bebeu na fonte do Jaguaribe Cultural e hoje se destaca como um dos maiores nomes de nossa música, O Grande Artista Plástico Gláucio Figueiredo, hoje professor de Arte da Universidade de Campina Grande e uma infinidade de outros astros e estrelas.

Paulo Ró e Tina - Lucena/Pb

Paulinho Ró, é uma figura simples e inspirada que toca com o sentimento da alma e transmite seus pensamentos em vibrações fortes e tocantes, muitas vezes em contra-tempos incisivos, mas sempre harmonicos dentro da estética musical.

É sempre um prazer poder falar desses nossos irmãos da Arte, e poder mostrar sua obra

vejam também:

www.myspace.com/pauloro