segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CULTURA E FÉ



CULTURA & CULTOS



Nestes tempos de final de ano e natal, em que se comemora o nascimento do símbolo cristão Jesus Cristo (embora Ele, se existiu realmente nunca teria nascido nesta data), os seres humanos ficam mais receptivos e concentrados nas forças do bem e mais místicos.



Dentro dessa ótica de magia é que gostarímos de poder falar um pouco sobre uma comunidade religiosa que se desmembrou em dois segmentos, ou seja: O Santo Daime , uma religião que une a fé cristã e os ritos indígenas da floresta, e a União do Vegetal mais filosófica e descontraída.


Ambas se utilizam de uma substancia para elevar o estado de consciencia, chamado de panteísmo, este artífício mágico desse chá eleva o nível de percepção do indivíduo mostrando-o as frequencias energéticas sutís em que vivemos e em um plano normal somos incapazes de perceber.

Tirando o lado místico de lado, esta substancia agrega valores sutis ao indivíduo que busca uma compreenção mais apurada da natureza.

Digamos que ela tem o poder de sintonizar o ser humano as ondas de frequencia que liga o plano vegetal e aninal, nos dando uma percepção de sintonia fina das coisas naturais.

O poder do chá em limpar o corpo e a mente acontece, já em sua primeira ingestão, e é necessário que o interessado faça uma preparação antecipada no que se refere a alimentação que deve ser leve e composta de suco de frutas, salada de verduras por um periodo de dois dias que antecedam a ingestão do chá.

Dessa forma se evitará o mal estar e os possíveis vomitos, causados pela assimilação do organismo ao que até então lhe era totalmente desconhecido.

Ayahuasca

nome quíchua de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapiIMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona) que contém o princípio ativo dimetiltriptamina. (caapi ou douradinho), que serve como IMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona) que contém o princípio ativo dimetiltriptamina.

É também conhecida por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, Santo Daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros.

O nome mais conhecido, ayahuasca, significa "liana (cipó) dos espíritos".

Utilizada pelos incas e também por pelo menos setenta e duas tribos indígenas diferentes da Amazônia. É utilizada em paises como Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.

Seu uso se expandiu pela América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, sendo os mais significativos o Santo Daime, A Barquinha, Natureza Divina e a União do Vegetal, além de dissidências destas e grupos (núcleos ou igrejas) independentes que o consagram em seus rituais.

Preparo

Os métodos de preparo variam conforme a tradição de cada local e da ocasião em que o consumo se dá. De qualquer maneira, o processo é longo e leva quase um dia para o preparo.

No Santo Daime, em seu preparo há reuniões de consagração da mesma, onde são socados o cipó caapi (Banisteriopsis caapi) pelos homens, e são limpas e escolhidas as folhas da chacrona ou rainha (Psychotria viridis) pelas mulheres.

Podem-se acrescentar outras plantas conforme a tradição do feitor da ayahuasca. As religiões ayahuasqueiras do Brasil usam somente Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis nos preparos.

Efeitos

Segundo algumas correntes de defensores do seu uso religioso e ritualístico, a ayahuasca não é um alucinógeno. Seus defensores preferem utilizar o termo enteógeno (gr. en- = dentro/interno, -theo- = deus/divindade, -genos = gerador), ou "gerador da divindade interna" uma vez que seu uso se dá em contextos ritualísticos específicos. Para seus críticos, contudo, a opção sócio-cultural do usuário ou a tolerância religiosa de alguns países ao seu princípio ativo, o DMT, não altera sua classificação, uma vez que o objetivo continua sendo o de induzir visões pessoais e estados alterados por meio da ingestão de uma substância.

Segundo os relatos dos usuários, a ayahuasca produz uma ampliação da percepção que faz com que se veja nitidamente a imaginação e acesse níveis psíquicos subconscientes e outras percepções da realidade, estando sempre consciente do que acontece — as chamadas mirações. Os adeptos consideram esse estado como supramental "desalucinado" e de "hiperlucidez".

Num contexto religioso, tais fenômenos são atribuidos à clarividência, projeção da consciência, acesso a registros etéricos (arquivos akáshicos) ou contatos espirituais. Noutras experiências, dependendo da formulação de cada grupo e tolerância particular, o estado alterado se dá pelas visões interiores próximas de um estado meditativo, em que o usuário consegue distinguir tais "mirações" pessoais da "realidade exterior".

Cientificamente, a propriedade psicoativa da ayahuasca se deve à presença, nas folhas da chacrona, de uma substância alucinogéna denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT), produzido naturalmente (em doses menores) no organismo humano, Rick Strassman especulou que a Glândula pineal seja o seu produtor no corpo humano, contudo, não existem estudos clínicos que o comprovem de fato . O DMT é metabolizado pelo organismo por meio da enzima monoamina oxidase (MAO), e não tem efeitos psicoativos quando administrado por via oral. No entanto, o caapi possui alcalóides capazes de inibir os efeitos da MAO: harmina, tetraidroarmina e harmalina, principalmente. Desse modo, o DMT fica ativo quando administrado por via oral e tem sua ação prolongada.[1]

A ayahuasca provoca alteração da consciência sem causar danos físicos. Muitos consumidores atribuem à substância propriedades curativas, como reativar órgãos danificados e melhoras em quadros de dependência química, por exemplo. De fato, não há dependência física conhecida, ainda que a necessidade intrínseca do uso da planta em todos os ritos para se atingir estados alterados seja visto por alguns como manifestação de uma dependência psíquica bastante estimulada pelo contexto religioso e social. Existe também um estudo, realizado com desenho duplo-cego controlado com placebo, que demonstrou que a ayahuasca, administrada de forma aguda para consumidores com larga experiência com a bebida, reduz sinais relacionados ao pânico, diminui a desesperança e não altera os sinais relacionados com a ansiedade.[2]

Caráter religioso e sintomatologia

Está associado a práticas religiosas e parece ser utilizada por tribos indígenas da Amazônia há séculos. As seitas religiosas e espiritualistas mais conhecidas no Brasil cujos rituais envolvem o consumo do ayahuasca são a União do Vegetal (CEBUDV), Santo Daime (com duas vertentes principais, o Cefluris e o Alto Santo), A Barquinha e Irmandade Natureza Divina, além de núcleos e igrejas dissidentes e outros grupos independentes.

Legalidade

  • Após 18 anos de estudos, o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) do Brasil, retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 10/11/2004.
  • A Suprema Corte dos EUA decidiu (em 20/02/2006) que o governo estadunidense não pode impedir a filial da União do Vegetal no Estado do Novo México de utilizar o chá ayahuasca em seus rituais religiosos. O veredicto atesta que o grupo religioso está protegido pelo Religious Freedom Restoration Act, aprovado pelo congresso em 1993, e que foi peça jurídica fundamental no processo que legalizou o uso ritual do cacto peiote (cujo princípio ativo é a mescalina) pela Native American Church — congregação que reúne descendentes de algumas etnias indígenas norte-americanas.
  • A ONU emitiu um parecer favorável recomendando a flexibilização das leis em todos os países do mundo no que se refere à ayahuasca.

Riscos para saúde

Não há dados científicos que indiquem riscos em relação à saúde física. Há, contudo, constantes relatos de vômitos, diarréias e sudorese em alto percentual dos que a experimentam, o que sugere tentativas do corpo em expelir a substância. O uso contínuo, entretanto, parece favorecer uma tolerância química ao princípio ativo e conseqüente diminuição da intensidade dos sintomas.

Em alguns casos, a ingestão pode levar a sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. Na maior parte das vezes tais reações passam junto com o efeito da bebida, sem necessidade de atendimento médico, mas existe o risco de desencadear um quadro de síndrome de pânico, a partir de uma única ingestão da substância.

O consumo da bebida pode também desencadear quadros psicóticos em pessoas predispostas a essas doenças, ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas tais como transtorno bipolar e esquizofrenia.[3]

Pessoas com transtorno bipolar (antiga psicose maníaco-depressiva) devem merecer atenção especial. Os alcalóides inibidores de monoamina oxidase presentes na bebida, como a harmina e harmalina, têm efeito análogo a alguns antidepressivos, como a moclobemida (Aurorix®). Importante observar que antidepressivos, sejam inibidores de monoamino oxidase, inibidores seletivos de recaptação de serotonina ou ainda de outras classes são associados a maior risco episódios de mania nos casos de transtorno bipolar. Há significativo risco de surtos psicóticos em indivíduos com predisposição genética. Pode ainda ocorrer persecutoriedade, fuga da realidade e alienação.

Interações com medicamentos

Recomenda-se administrar com cuidado a pessoas que estejam tomando antidepressivos, de qualquer classe. Talvez o maior perigo na interação de antidepressivos com ayahuasca seja a ocorrência de um quadro de síndrome serotoninérgica ainda que num grau leve a moderado.

Pode haver interação também com anti-histamínicos.Calmantes, como benzodiazepínicos, podem potencializar os efeitos da ayahuasca.

Durante o efeito, o usuário pode vomitar com frequência e ter leve diarréia.





A Igreja do Almagre

A Igreja do Almagre (Igreja Nossa Senhora de Nazaré) foi erguida no início do século XVII. Situada no município de Cabedelo, litoral norte do estado da Paraíba, a igreja encontra-se em ruínas, encravada em áreas particulares e desprovida de acesso.

Várias alternativas foram debatidas para a liberação da área do sítio histórico do Almagre. Como está em área privada, o Ministério Público Federal – MPF tenta buscar conciliação com a comissão de moradores, uma construtora (com obra de hotel embargada) e a prefeitura de Cabedelo para liberação de áreas para acesso público ao monumento, tombado desde a década de 30 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conheça um pouco da história das nossas igrejas.
Clique Aqui

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

3D em Duas Dimensões

COISAS DA ARTE - 3D EM DUAS DIMENÇÕES

A exposição
Promovido e organizado por: Fondazione Palazzo Strozzi, o Ministério do Património e da Cultura, PSAE Soprintendenza e dos Museus do Estado de Florença, Opificio delle Pietre Dure, em Florença.

Curador: Annamaria Giusti

Os afrescos da antiguidade grega, romana através de obras de arte moderna europeia para este dia, centenas de obras de museus e colecções privadas em ambos os italianos e estrangeiros, contam a história intrigante e espetacular trompe-l'oeil.

O tema do engano, da eterna disputa entre a realidade ea sua simulação é apresentada não apenas na pintura, mas no fato de que a transversalidade tem caracterizado o seu sucesso generalizado no âmbito da arte européia: incrustações de madeira que se abrem Windows imaginário urbano em cenas, tampas de mesa, que apelou para agarrar objetos enganosamente preênsil, cerâmica disfarçados em animais ou vegetais, com esculturas policromadas de antiga tradição com resinas modernas ou "dar vida" aos clones sutilmente perturbador.

A exposição abrange o período de tempo inteiro de trompe-l'oeil, que reúne uma antologia de exemplos representativos de seus vários aspectos. Das pinturas murais romanas mostram os padrões da Antiguidade clássica, que empurrou a primeira probabilidade "de ilusionismo. Obras-primas de Andrea Mantegna, Ticiano, Paolo Veronese disse o Renascimento Europeu de trompe-l'oeil efeito após o parêntese longo da Idade Média, que havia escapado de programação naturalismo. Entre as muitas curiosidades do século XVII e XVIII, holandês, o famoso "Scarabattoli" Opificio Museu, uma das maravilhas reconhecidas de trompe-l'oeil, que mostra uma coleção de Medici Grand Prince Ferdinando de Médici, feitos de "natural" e "artificial", em parte, rastreados e exibidos em exposição, para alimentar The Game de espelhos entre realidade e ficção.

A exposição apresentará pela primeira vez na Itália do século XIX, pintores realistas americanos. Enquanto as obras, entre outros, Michelangelo Pistoletto, Pisani, Carol Feuerman mostrar as diferentes variações do tema posto em prática pela arte do século XX e da arte contemporânea.


Florença, o Palazzo Strozzi, Piazza Strozzi
16 de outubro de 2009 - Janeiro 24, 2010


Informação
tel. +39 055 2645155


CLIQUE AQUI E VEJA A MOSTRA

sábado, 5 de dezembro de 2009

WANDER NA FEIRINHA DE TAMBAÚ

Wander Farias dá Show
na Feirinha de Tambaú




O irreverente compositor Wander Farias faz apresentação na feirinha de Tambaú e arranca aplausos de um público diversificado em suas preferências musicais.




Apesar de a grande maioria presente estar condicionada a ouvir as musicas que tocam nas rádios populares, como as bandas do chamado pseudo/forró, de nível muito duvidoso em seu conteúdo harmônico e cultural, o Compositor Wander arrematou a curiosidade de todos com sua irreverência, simpatia, bom humor e seus acordes inteligentes.

Temperado com a percussão do Grande Zé Guilherme que também fez vocal em algumas musicas...



...e da alucinante viola de Cristiano que também toca no Necta do Groove e não deixou barato pra ninguém, simplesmente arrebentou em uma parceria belíssima com o grande Wander.



Wander esta divulgando o seu novo CD de nome Favelas Eletrônicas e pretende ainda fazer muitas apresentações por todos os bairros da cidade,inclusive nas comunidades mais pobres para levar a sua música aonde as pessoas são muito mais carentes de letras e musicas de qualidade.

Em seu repertório tem de tudo, mas tudo de muito bom, Jazz, Blues, Samba, Forró de Raiz, Rap, Hip Hop, Rock e solos transcendentais altamente improvisados em uma harmonia cósmica alucinante.

Assim é Wander, uma grande surpresa a cada apresentação, esperamos que possamos ver essa figura ímpar no nosso cenário cultural que não é só um corpinho bonito rebolando no palco, para agradar e sim o peso da nossa qualidade e responsabilidade cultural, transformadora e bela.

***